Aipim = mandioca = macaxeira = macaxera

Não importa como você chama. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais desta raiz, principalmente entre janeiro e julho, que é o melhor período para a safra.

 
Vitaminada!
Excelente para o sistema nervoso, também é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do Complexo B.
 
Vá devagar…
Com alto valor energético, o cuidado que se deve ter ao consumir este alimento é com a quantidade, pois são aproximadamente 119 calorias por unidade. Uma dica para não engordar é comer o aipim ‘no lugar’ do pão, arroz ou macarrão.
 
Faça durar mais!
Fresquinha, a mandioca pode ser guardada por 2 dias sem problemas, desde que esteja em local fresco.  Mas dura mais ainda se você descascá-la, colocá-la coberta por água em uma vasilha e deixá-la na geladeira (crua ou cozida).
 
Reza a lenda…
[Que o nome “mandioca” tem origem indígena]
Uma índia foi expulsa da tribo por ter engravidado e foi morar em uma cabana. Lá, nasceu uma menina muito branca que chamou de Mani. Ela morreu ainda nova, sendo enterrada em local próximo à cabana. Conta a lenda que a cova foi regada pelas lágrimas da mãe e, no lugar, nasceu uma planta de raízes grossas, branca por dentro, que recebeu o nome de ‘Mani oca’ (ou casa de Mani). Curioso é que em espanhol mandioca é maní e em francês, manioc.