A castanha do Pará é típica da região norte do Brasil e por isso é conhecida por este nome internacionalmente, sendo um dos produtos de maior exportação da Amazônia para o mundo. Conheça alguns de seus principais benefícios para a saúde:
Gordura boa!
Isso mesmo! A castanha do Pará é uma oleaginosa com composição de 68% de gorduras polissaturadas e monossaturadas (as gorduras “boas” para a saúde”). Elas fazem diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).
Antioxidante
Ou seja, a castanha brasileira também previne o envelhecimento precoce e o surgimento de determinadas doenças, devido à presença de vitamina E e selênio. Aliás, estes dois são grandes aliados para o tratamento de doenças degenerativas, como câncer de mama e mal de Alzheimer, por exemplo. Isso ocorre porque o selênio, em conjunto com a vitamina E, protege as células da oxidação e, consequentemente, melhora as defesas do organismo.
Vitaminas e minerais importantes em apenas 2 unidades por dia
É incrível o que apenas duas castanhas por dia podem proporcionar ao organismo! Em uma dieta de 2000 calorias, aproximadamente, o consumo de duas castanhas do Pará fornecem 25% de magnésio, 18% de fósforo e 10% de zinco! Além de porcentagens menores de outros nutrientes também importantes.