No fim do ano, seja no Natal, Ano Novo ou em variadas festas de confraternização da família ou de empresas, é comum encontrarmos um mesmo drink na maioria delas: o ponche! Alguns são preparados com vinho tinto, outros com o branco… Há ainda os ponches sem álcool, que mais se parece com um coquetel de frutas e refrigerante. Mas você sabe onde nós do Brasil buscamos este comportamento, de escolher o ponche para as festividades? Saiba que não é invenção do Brasil, como a nossa caipirinha, tão apreciada mundo afora…
 
Por que comemoramos com ponche?
Primeiramente, o ponche veio da Índia. Mas o que temos a ver com este país, se o costume surgiu muito antes da novela Caminho das Índias da Rede Globo? Bom… Vamos deixar a História para os historiadores e nos concentrar em descobrir que tanto o ponche quanto o tempero curry são originários da Índia e eram muito apreciados pelos colonizadores ingleses. Por isso, o ponche passou um bom tempo no Reino Unido antes de ser adotado por nós. De lá é que esta bebida se espalhou para o resto do mundo. E hoje é tido como um símbolo das comemorações, principalmente as de fim de ano.
 
ponche
 
O que é o ponche?
Por definição de dicionário, o ponche é uma “bebida geralmente de baixo teor alcoólico, feita com vinho, água e frutas picadas”. Mas em muitas receitas é feito com refrigerante (comumente o guaraná) no lugar da água. Se você já prepara o ponche com frequência, já conhece seu sabor doce e refrescante. Mas se veio até este artigo para aprender a preparar um ponche, veja aqui embaixo como é fácil!
 
Receitinha bem elaborada de Ponche de Frutas!
Aqui, além do tradicional ponche, você aprenderá a fazer uma coroa de frutas que irá enfeitar ainda mais esta refrescante bebida, a preferida para os brindes (depois do champagne).

  • Ingredientes do drink

1 garrafa de 300 ml de guaraná gelado
2 laranjas picadas em pedaços pequenos
2 doses de licor de pêssego ou laranja
1 garrafa de vinho branco gelado
2 doses de rum branco
açúcar à gosto
½ mamão papaia
vodca ou gim
½ abacaxi
12 cerejas
2 kiwis
½ manga
 

  • Ingredientes da coroa de frutas geladas

2 xícaras gelo picado grande
2 cachos de uvas escuras
1 maçã vermelha
1 maçã verde
1 laranja
água
 

  • Preparo do ponche de frutas

Corte as frutas em cubos e coloque-as em uma poncheira junto com todos os outros ingredientes do ponche, na ordem em que aparecem na receita. Coloque também, dentro do ponche, a coroa de frutas geladas no momento em que for servir (para que a coroa não derreter completamente), com as frutas para cima.
 

  • Como fazer a coroa de frutas geladas

 
ponche-receita
 
Cubra o fundo de uma forma de buraco com o gelo picado e divida cada cacho de uva em 2 pedaços. Coloque as 4 porções de uva igualmente separadas, dentro da forma, sobre o gelo. Em seguida, corte a laranja e as maçãs em fatias e as arrume dentro da forma, em que ficarão: 4 fatias de laranja, 4 de maçã verde e 4 de maçã vermelha. Coloque água dentro da forma até quase preenchê-la. *Lembre-se de que as frutas devem ficar parcialmente para fora da água. Após, leve a forma ao congelador por, no mínimo, 8 horas. Para desenformar a coroa de frutas, coloque-a em uma bacia de água quente por apenas alguns segundos.

Fonte da receita: site livrodereceitas.com