Tomate é uma delícia, mas madura tão rápido que às vezes pode desanimar comprar em quantidade para aproveitar uma promoção. Só que, nós, da Rede Varejão, queremos que você aproveite ao máximo as nossas ofertas. Por isso, trazemos esta dica que te ensina a fazer “tomates em conservas” para que dure mais. Vamos aprender?
Escolha do Tomate
Certifique-se de que os tomates não estejam muito maduros. Aperte-os delicadamente para verificar se eles são firmes.
O Limão para ajudar a conservar
O ideal é que se utilize suco de limão industrializado, pois ele assegura um nível ácido apropriado.
Higienize os potes para conservar seu tomate
Mergulhe os potes e as tampas em um recipiente com água quente (mas sem ferver). Deixe-os na água quente até que você esteja pronta para utilizá-los.
Preparo:
1. Coloque água em três panelas diferentes. A primeira é para a conserva e deve ser grande para acomodar os tomates. Coloque o suporte para conservas e preencha a metade da panela com água. As outras duas podem ser menores; leve-as a um fogão.
2. Lave e tire a haste dos tomates; a seguir, faça um corte em “X” do lado de baixo de cada um.
3. Coloque poucos tomates de cada vez em uma das panelas com a água fervente, retirando-os após 1 minuto e colocando-os em um pano para esfriar. Uma vez que estejam frios, retire a pele e aperte-os para remover as sementes. Quando todos os tomates estiverem prontos, coloque-os na panela de conservas e leve-os para ferver durante 5 minutos.
4. Remova um pote por vez da água quente, e coloque-os em uma superfície resistente ao calor, acrescentando, a cada, 2 colheres (sopa) de suco de limão. A seguir, adicione os tomates, deixando 1cm de espaço na parte superior. Pressione-os gentilmente com uma colher para liberar as bolhas de ar. Em seguida, tampe os potes e lacre-os.
5. Coloque cada pote cheio no suporte para conservas, que ainda deverá estar na panela de conservas. Após, abaixe o suporte para conservas, e coloque água suficiente na panela para que cubra os potes em 4 cm. Tampe a panela de conservas e deixe ferver. Ferva os potes durante 45 minutos, acrescentando mais água fervente quando o nível da água diminuir.
6. Retire a tampa da panela de conservas e desligue o fogo. Deixe a panela esfriar por 20 minutos, e retire cada pote com uma pinça, ou outro utensílio. Coloque os potes em um pano para absorver, e deixe-os esfriar por um dia. Após, verifique se estão bem fechados, apertando o centro da tampa (o centro não pode se movimentar; se isso acontecer, use os tomates imediatamente).
7. Guarde os potes selados no armário ou em uma despensa que seja fria. Você pode usá-los em até 1 ano!

A dica é do WikiHow, e é uma excelente oportunidade
para você aprender a conservar os tomates por mais tempo. =)