A dieta de um atleta é diferente da de outros profissionais. Com a necessidade de uma alta energia constante, os atletas precisam comer alimentos-chave que os auxiliem no processo de melhorar seu metabolismo para a execução de atividades esportivas. A proteína também é um elemento essencial, já que é responsável pela formação e manutenção de músculos.
Existe uma quantidade imensa de alimentos e nutrientes que são indicados para contribuírem para o melhor desempenho da prática esportiva. Mas, aqui, vamos falar de apenas três, que podem ser incluídos na “sua” dieta, para você ter estes mesmos benefícios que os atletas. Assim, mesmo praticando exercícios de baixa performance, estes alimentos poderão te ajudar.
Aveia
A função principal da aveia que a faz ser indicada para atletas é que ela evita o acúmulo de gordura corporal. Isso se deve ao fato de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que faz com que demore mais para virar glicose no sangue. Também por isso, a aveia é excelente para prolongar a sensação de saciedade. Para atletas, é bastante recomendada no período pré-treino.
Banana
Pouco calórica, a banana é rica em vitaminas do complexo B e potássio, além de ser uma boa fonte de carboidrato. Assim, ela dá energia e também é boa no pré-treino. É indicada ainda para ser consumida junto com a aveia.
Ovos
A clara dos ovos tem 0% de gordura e é riquíssima na proteína albumina. A gema, apesar de ter uma alta dose de colesterol, é rica em ferro, biotina e outros nutrientes. Portanto, a gema deve ser consumida com moderação, mas não descartada totalmente. Um bom horário para a ingestão dos ovos é no período da noite, pois os aminoácidos da albumina são liberados lentamente no nosso organismo, o que é positivo durante o sono.
Quer conhecer mais 3 alimentos para atletas? Leia nossa outra dica sobre o assunto:
ALIMENTOS PARA ATLETAS