Rede Varejão

Sabe aquela maneira clássica de fazer cenoura? Cozinhando na panela e depois escaldando? Ela é a mais conhecida, mas não é o único modo de preparo das cenouras. Aliás, esta maneira é bastante indicada para quando as cenouras estiverem mais velhas, podendo lhes conferir sabor adicionando caldo de galinha ou legumes na água. 

Mas para cada tempo de vida e estado da cenoura há um modo diferente de cozinhá-las. Aqui, embaixo, vamos te mostrar quando usar três outros métodos para cozinhar: cenouras no vapor, cenouras refogadas e cenouras grelhadas. 

Cenouras no Vapor

É uma ótima maneira de cozinhar as cenouras quando estão bem novas. Assim, esta forma de cozimento mantém as cenouras frescas e retém suas vitaminas. Você pode usar uma cesta vaporeira em uma panela; ou ainda uma máquina própria para cozimento no vapor. E deve deixar a tampa fechada, cozinhando até ficarem macias, em aproximadamente 10-15 minutos.

 

Cenouras Refogadas

Este método é também chamado de “Stir Fried”, já que as cenouras ficam cortadas como batatas fritas. Elas devem ficar em formato de palitos (ou “juliene”), e serem fritas com óleo em uma frigideira grande. Deve refogá-las até ficarem levemente crocantes, mas ainda mantendo a maciez.

 

*Dica: sirva as cenouras refogadas com folhas frescas de hortelã.

 

Cenouras Grelhadas

Muito sabor de churrasco neste modo de preparar! As cenouras devem ser cortadas em formato longitudinal (ao comprido) e pinceladas com manteiga ou óleo derretido. A seguir, é só colocá-las na grelha ou churrasqueira e cozinhar até ficarem com aspecto caramelizado.

 

Gostou das dicas?

 

Você pode conferir outras formas de cozinhar cenouras…

 

E, se você leu até aqui, é porque é realmente fã de cenoura! Por isso, separamos, abaixo, algumas das receitas com cenoura, tanto doces quanto salgadas, que temos em nosso acervo. Confira…

 

Pratos Salgados com Cenoura 

Pratos Doces com Cenoura