Rede Varejão

Alimentos símbolos da Semana Santa

A Semana Santa é marcada pelo sacrifício, morte e ressurreição de Jesus Cristo, se encerrando no domingo de Páscoa.

Nem todos comemoram essa data, porém, os religiosos seguem a tradição de não consumir carne vermelha durante a quaresma, principalmente, na Semana Santa.

Por isso, ela é substituída por outros alimentos durante a Quarta-feira de Cinzas (para os cristãos que seguem rigorosamente a tradição) e a Sexta-feira Santa.

Há quem não consuma carne vermelha todas as quartas-feiras e sextas-feiras a começar pela Quarta-feira de Cinzas até a Sexta-feira da Paixão.

Alimentos típicos da Semana Santa

Na Sexta-feira Santa, a carne vermelha e seus derivados não são consumidos no período que antecede a Páscoa em respeito ao sofrimento de Jesus Cristo.

Por essa razão, outros tipos de carne são consumidas durante esse período de sacrifício dos religiosos. 

Mas, você sabe quais são? Veja logo abaixo.

Peixe

 

O peixe é o alimento mais consumido em substituição à carne vermelha. Ele tem como significado a vida e simboliza a ressurreição de Cristo.

Na bíblia, o peixe aparece em vários momentos importantes como por exemplo quando Jesus multiplica pães e peixes para alimentar uma multidão.

Vinho

Bebida que foi servida na Última Ceia, o vinho representa o sangue de Cristo. 

Pão

Também presente na Santa Ceia, o pão é o Corpo de Cristo e ambos são relatados em passagens bíblicas.

Ovos de Páscoa e Chocolate

Os ovos de Páscoa representam a alegria de uma nova vida (ressurreição) e o nascimento. Normalmente eles são distribuídos como presente no dia da Páscoa.

Cordeiro

Presente nas comemorações da Páscoa Judaica, o cordeiro é visto como Jesus que se sacrificou pelo povo.

Porém, algumas religiões não consomem esse tipo de carne durante a Semana Santa.

Também é citado em várias partes da escritura sagrada como, por exemplo, “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”.

Colomba Pascal

A colomba pascal é um pão doce com frutas cristalizadas. Sua representação é a chegada do Espírito Santo e da paz.

Agora que você já conhece o significado dos alimentos para os cristãos, que tal preparar uma ceia deliciosa para toda a família com as receitas que temos disponíveis aqui?

Receitas especiais para a ceia da Semana Santa

Selecionamos os melhores pratos para acompanhar esse momento tão especial e de reflexão para você e sua família.

Receitas com o tradicional Bacalhau