A riqueza natural da ameixa

Existem mais de 2000 tipos de ameixa, com diferenciações em suas formas, tamanhos e sabores. Sua safra ocorre geralmente de dezembro a fevereiro, mas a fruta também é consumida in natura ou seca durante todo o ano. Conheça, abaixo, as propriedades mais fortes da ameixa.

Propriedades

Fenóis: antioxidantes
Graças aos seus antioxidantes, os fenóis, a ameixa ajuda a proteger contra o envelhecimento precoce das células que é causado pelos radicais livres. Quanto mais madura  a fruta está, mais forte é seu poder antioxidante.
Vitamina C: ossos e imunidade
Presente em muitas frutas, a vitamina C já mostrou sua importância para a saúde, não é mesmo?! Entre outros benefícios, ela fortalece os ossos, as unhas, é benéfico para visão, cabelos e pele.
Fibras: laxativo natural
Famosa por ser laxante natural, esta característica se deve à ameixa conter mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal. Assim, a fruta confere uma propriedade laxativa super poderosa!
Fósforo: força
A alta concentração de fósforo na ameixa faz com que ela seja indicada em casos de fraqueza e de debilidade cerebral.

Mais…

Ameixa seca -> tem alta concentração de vitaminas e é geralmente usada por atletas com alto gasto calórico, como complemento alimentar que confere bastante energia.
Cuidado! -> quem tem problemas hepáticos ou biliares deve consumir a ameixa com moderação, pois seu excesso pode levar à cristalização, formação de cálculos na bile e na vesícula.
Receitinha -> pessoas com intestino preso costumam usar a ameixa como um santo remédio regularmente, colocando uma fruta dentro de um copo com água à noite e consumindo pela manhã tanto a ameixa quanto o líquido. Se for o seu caso, experimente!