Muito se houve falar a respeito dos benefícios de consumir aveia no café da manhã. Mas você sabe o porquê? Conheça alguns dos inúmeros motivos para que você inclua a aveia na sua dieta diária!
Colesterol e açúcar controlados
Este já é um motivo de sobra, não é mesmo?! Então, comendo três colheres de aveia por dia você está contribuindo para a redução do seu colesterol e para o controle do açúcar no sangue.
Emagrecimento e aumento de massa magra
Apesar de ser conhecido como uma fonte rica em fibras, a aveia dispõe também de muita proteína, vitaminas, lipídios e minerais. E proteína, você sabe, é excelente para aumentar a quantidade de músculos. Já o amigo dos regimes para perda de peso é a fibra solúvel B-glucana que está presente na aveia e aumenta a saciedade.
Você mais saudável
Claro que não para por aí… Sabia que a aveia tem uma capacidade antioxidante enorme? Isso significa que ela atrapalha o desenvolvimento de doenças do sistema imune, intestino, estômago, metabolismo e do coração. Isso torna sua saúde muito mais forte e resistente!
Prevenção do câncer
Ao consumir aveia diariamente, especialistas apontam a redução em mais de 10% das chances de se desenvolver o câncer de mama e o de cólon. Depois dessa, você não precisa de mais nenhum motivo, certo?!
Conhecendo os tipos de aveia
Agora, está na hora de descobrir a diferença entre o farelo, o floco e a farinha da aveia: de que parte do cereal eles vêm, quais as principais características e em que ocasiões usá-los.

  • O Farelo vem da camada externa do grão de aveia; é o que tem mais fibras B-glucanas; pode ser usado em massas de pães.
  • Agora, quando se prensa o grão por completo ele se transforma em Flocos; este formato mantêm conservados os principais nutrientes da aveia; é o tipo recomendado para ser usado sobre frutas e iogurtes.
  • Mas quando você quer inovar na receita do seu bolo preferido e deixá-lo mais saudável, você pode usar a Farinha da aveia; ela vem da parte mais interna do grão e é ótima para ser processada em massas como panquecas e bolos; por vir da parte mais interna do grão de aveia, entretanto, ela perde na carga de fibras. 

 
 

Gostou?
Então, fique de olho porque
toda semana temos uma Dica nova aqui! 😉