A fruta
Banana é uma fruta bastante popular, mas não tão abundante quanto possa parecer, já que são produzidas apenas entre 5 e 15 pencas de banana por vez em uma bananeira. Altamente hidratante, 70% da banana é composta por água.
 
Rica? Não, a banana é ‘milionária’ em nutrientes!
Fibras, potássio, vitaminas C e A, grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, e também os minerais magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico são presentes em todos os tipos de bananas. A fruta também é fonte de três tipos de açúcares (naturais): frutose, sacarose e glicose. Tudo isso só poderia resultar em inúmeros benefícios para a saúde não é mesmo?
 
Faz bem para praticamente tudo!
A serotonina presente na banana ajuda a relaxar e a manter o bom humor, sendo um santo remédio para quem sofre de depressão. Suas fibras regulam o intestino. Já para quem tem anemia, é o ferro da fruta que vai ajudar, estimulando a produção de hemoglobinas. Para o sistema nervoso, há a vitamina B que o desacelera, promovendo calma. Ajuda também a regularizar o batimento cardíaco, que pode estar elevado em decorrência do metabolismo acelerado.
 
Faça uma terapia com bananas em determinados casos…
Cansaço: coma uma banana entre as refeições para manter elevado o nível de açúcar no sangue.
Ex-fumantes : a banana ameniza a falta de nicotina porque age diretamente sobre os efeitos deste vício.
Dieta: como provoca sensação de saciedade por mais tempo, é indicado comer uma banana após o almoço para evitar a vontade de consumir doces.
Câimbras: quem faz atividade física regular não pode deixar de comer banana todo dia, porque suas altas doses das vitaminas B6 e B12 ajudam a evitar e a diminui câimbras.
TPM: a fruta contém bastante potássio que, juntamente com a vitamina B6, faz com que diminuam as cólicas menstruais e controle os sintomas em geral da TPM.
 
Várias qualidades de banana: qual é melhor?
Todos os tipos de banana possuem características nutricionais semelhantes, variando mais no aroma e no sabor. Sobre qual é a melhor, vai depender do paladar de cada um, mas o tipo mais popular no Brasil é a “banana d’água”, também chamada de “nanica”. Ela é muito usada em pratos doces, bolos etc., possui cerca de 90 calorias a cada 100 gramas e é levemente laxante.
 
Escolha e cuidados
Quando for escolher, lembre-se de que a casca da fruta deve ser mais amarela do que preta e o formato preferencial é o arredondado. Prefira as bananas que não estão verdes nem totalmente maduras. Isso porque as muito maduras podem conter mais açúcar do que fibras; e as que estão muito verdes podem prender o intestino de quem as consome. Mas o cuidado não deve ser só no Hortifruti, na hora da escolha, em casa, a banana deve ficar em locais arejados para conservar suas propriedades nutritivas.

Deu uma vontade de comer
banana, não é mesmo? 😉