O que é que esta fruta tem?
Riquíssimo em antioxidantes, o maracujá protege contra o câncer, previne o envelhecimento precoce e trata a inflamação. Por ter muita fibra, é extremamente eficaz para melhorar a digestão e eliminar as toxinas do organismo. Além disso, seu alto nível de potássio ajuda a equilibrar o nível de sódio, agindo como regulador da pressão arterial.
Para ‘ver’ e para ‘se sentir’ melhor…
Altas doses de antioxidantes e vitaminas A e C fazem o maracujá ser um protetor da perda e a melhorar a qualidade da visão. Já os alcaloides e os flavonoides, presentes no maracujá, agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares, ajudando no tratamento de ansiedade, depressão e distúrbios do sono.
Afina a silhueta: menos açúcar, menos gordura e mais saciedade!
Maracujá é muito bom para quem tem diabetes, pois tem o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue. Devido à pectina, o maracujá reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue. Também devido a este elemento é que quando o maracujá chega ao estômago, forma-se um gel que não é digerido, provocando sensação de saciedade. E para bloquear a absorção de gordura, a recomendação é a ingestão de uma farinha feita com a casca do maracujá.
Faça em casa a farinha da casca do maracujá (dica do site MdeMulher):
- Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
- Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Gostou?
Então bom maracujá para você! =)